Como fazer a inscrição para o Minha Casa, Minha Vida

Você sabe como funciona o Minha Casa, Minha Vida? Desenvolvido através de uma parceira entre Governo Federal e Caixa Econômica Federal, este programa de habitação oferece a milhares de famílias brasileiras a oportunidade de ter acesso à tão sonhada casa própria.

Se você está interessado (a) em participar do MCMV, neste texto nós vamos explicar o que você precisa fazer para ser atendido e conseguir um imóvel para morar. Fique conosco e acompanhe o artigo até o final para saber todos os detalhes.

Objetivos do programa

Mantendo sempre o objetivo de proporcionar moradia própria para famílias em situação de baixa renda, o Minha Casa, Minha Vida oferece moradias como casas e apartamentos, com condições atrativas de financiamento, que podem ser pagas em até 30 anos.

Além disso, o programa oferece dois tipos de financiamento, que podem depender do tipo de renda do interessado. A Caixa oferece uma ferramenta que possibilita fazer a simulação e identificar qual é o melhor sistema de pagamento para cada família.

O simulador de crédito, disponível no site do banco, estabelece o valor que será pago por mês no financiamento, calculando o preço de acordo com a renda mensal da família, além de trazer mais detalhes a respeito de prazos e condições.

Quem pode participar

O Programa é destinado a pessoas com renda mensal de até três salários. Para ter direito a participar, as famílias não podem ter sido beneficiadas em nenhum outro programa de habitação social do governo.

As famílias carentes recebem a maior faixa de subsídio do governo, que pode chegar a até aproximadamente 95% do valor do imóvel.

Para se inscrever, os interessados não podem ter casa própria e nem financiamento de imóvel em seu nome. Aqueles que estiverem com nome incluso no Serasa ou no SPC, também podem participar da inscrição.

Todos os inscritos no programa passam por uma seleção para que a Caixa e o governo possam avaliar os requisitos. Somente a partir desta etapa é possível saber se a família poderá participar do programa.

Como fazer a inscrição

Minha Casa, Minha Vida

A inscrição é gratuita, e para efetuá-la, as famílias interessadas devem procurar orientações na Caixa, na prefeitura municipal ou no órgão da cidade responsável pelos programas de habitação popular.

Também é possível solicitar o cadastramento no programa através de movimentos sociais, tais como associações voltadas à habitação, cooperativas habitacionais ou entidades privadas sem fins lucrativos.

Como funcionam os sorteios

Após a inscrição no Minha Casa, Minha Vida, as famílias devem aguardar o sorteio, para saber se foram ou não contempladas com o imóvel. O sorteio acontece quando o número de inscritos é superior ao número de casas ofertadas.

Estes sorteios são promovidos pelas prefeituras municipais, e não possuem uma data específica. Normalmente, eles são realizados de acordo com o término da construção das residências.

Como saber o resultado dos sorteios

Cada município possui o seu sistema próprio para divulgar o resultado. A relação dos contemplados pode ser informada através de um edital no site da prefeitura municipal, em uma lista com os nomes dos sorteados na própria prefeitura, através das mídias sociais da cidade e também em jornais impressos locais.

É preciso ficar atento (a) às datas de divulgação para não correr o risco de perder as informações dos sorteios.

Minha Casa, Minha Vida para quem recebe o Bolsa Família

A inscrição no programa Minha Casa, Minha Vida para quem é beneficiário do Bolsa Família, deve ser feita na prefeitura do município de onde as casas são ofertadas.

Neste caso, é necessário apresentar documentos de todos os membros da família. A relação é a seguinte:

  • CPF
  • Carteira de Identidade (RG)
  • Comprovantes de renda
  • Cartão do Bolsa Família
  • Comprovante de residência

As pessoas que recebem o Bolsa Família são consideradas como prioridade para o Governo Federal, por isso, têm mais chances de conseguir uma morada financiada através do programa.

Só na região norte e nordeste, aproximadamente 60% das famílias contempladas com o Minha Casa, Minha Vida são inscritas no programa de complemento de renda do governo federal.

Um dos principais fatores para alavancar essa participação está relacionado ao sistema de financiamento, já que as condições de pagamento e dos juros são diferenciadas para as famílias que fazem parte do PBF.

Você acabou de conferir as informações sobre o Minha Casa, Minha Vida. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

📂 Programas Sociais